INICIAL INSTITUCIONAL Gravataí/RS AlphaVille Gravataí Associação AlphaVille Diretoria Conceito AlphaVille LOCALIZAÇÃO CLUBE PROJETOS Aprovação Ógãos Municipais Downloads FALE CONOSCO ÁREA DO ASSOCIADO

AlphaVille Gravataí / Gravataí-RS

Gravataí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à região Metropolitana de Porto Alegre. Seu nome tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá.

O município possui o sexto maior PIB e a sexta maior população do estado. A criminalidade é a mais baixa da região, com taxas bem inferiores às de Porto Alegre e demais municípios da Região Metropolitana.

A cidade faz aniversário em 8 de abril. Gravataí foi fundada em 1763, nove anos antes de Porto Alegre. O acesso à cidade pode ser feito por três rodovias estaduais (RS-118, RS-020 e RS-030) e uma federal (BR-290). Localiza-se a 22 quilômetros da capital do estado e a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Gravataí é conhecida pelo forte polo industrial, no qual se destaca uma unidade da fábrica de automóveis GM.

A cidade é banhada pelo Rio Gravataí e parte do município pertence à Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande. O clima é subtropical úmido, com verões quentes e invernos frios (para os padrões brasileiros) e chuvosos

Dados do Censo de 2000 (IBGE)

População: 232.447 

Homens: 114.777
Mulheres: 117.670
População urbana: 211.969 (91,19%)
População rural: 20.478 (8,81%)


Saúde

Na cidade existe a referência do Hospital Dom João Becker, administrado pelo Núcleo Coração de Maria, que é capaz de realizar procedimentos médicos complexos.

Para procedimentos mais simples, há o Pronto Atendimento Municipal, o Pronto Socorro de Traumatologia, o Centro Alfa, e a Servimed, além de uma rede de postos municipais com 12 Unidades de Saúde e 11 Unidades de Saúde da Família.

Água e esgoto

O abastecimento de água na cidade é realizado pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), que atende 98% da área urbana. A iluminação pública está presente em toda a área urbana e 90% das residências (incluindo as da área rural) estão ligadas à rede elétrica da Rio Grande Energia (RGE).

Segurança

Em Gravataí a Polícia Civil conta com 2 Delegacias de Polícia e 1 Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), para autuação e flagrante. A Brigada é representada pelo 17° Batalhão de Polícia Militar.

Educação

Gravataí conta com uma das maiores redes de escolas municipais do interior do Rio Grande do Sul, além de ter uma ampla rede de escolas estaduais, vinculadas à 28ª Coordenadoria Regional de Educação. Dentre as escolas particulares, destacam-se pela tradição o Colégio Dom Feliciano, a Fundação Bradesco de Gravataí, o Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos e o Colégio Adventista de Gravataí.

Instituições de ensino superior

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é a maior e mais antiga instituição de ensino superior estabelecida no município. Mais recentemente foram criadas a Faculdade QI e a FACENSA.

Pontos turísticos

Aprincipais atrações naturais de Gravataí são o Morro Itacolomi, a Cascatinha de Morungava e o Pampas Safari. Como atrações culturais há o Museu Municipal Agostinho Martha e o Teatro do Sesc.